quinta-feira, 22 de março de 2012

Para os alunos do segundo e do primeiro ano do Olga Benário

2º. Ano – 1º. Bimestre
Da Consciência crítica à sabedoria – p.78 a 83 do livro Fundamentos  de Filosofia (Gilberto Cotrim)
Consciência filosófica – tornar a pessoa mais consciente e conduzir a vida de forma mais sábia e feliz.
Terá sido preciso incorporar a as práticas do estranhamento, da dúvida, do questionamento e do dialogo à sua maneira de observar e se relacionar com o mundo e consigo mesmo. Isso é a Atitude Filosófica.
Atitude filosófica – fundada no senso crítico ou atitude crítica
Crítico – julga e avalia uma idéia com cuidado e profundidade, buscando as origens, validade, coerência, etc.
A consciência filosófica é uma consciência crítica, inclusive faz de si objeto de análise filosófica.
O senso crítico pode ser desenvolvido.
É preciso começar examinando as noções do senso comum presentes em nossa vida.
Senso comum – opiniões e valores que se tornam consensuais e acabam sendo percebidos como verdadeiros naturais e necessários.
O senso comum é transmitido através das conversas distraídas da vida cotidiana, é passado de geração para geração, através dos meios de comunicação de massa.
O senso comum é um conjunto de generalizações, opiniões subjetivas, cujas origens já foram perdidas de vista.
Muitas frases feitas e ditados populares que são encarados como verdades ou sabedoria popular pela maioria, são concepções do senso comum e, frequentemente, expressam um preconceito ou conhecimento infundado.
Independente de alguma idéia do senso comum ser verdadeira ou eficiente, ela se caracteriza por sua falta de fundamentação. São idéias repetidas irrefletida e automaticamente.
A Consciência crítica pode ser desenvolvida – reconhecer que estamos cercados por ideias, valores preestabelecidos, transmitidos e acolhidos sem análise e sem crítica, nos torna mais atentos e investigativos.
Uma consciência crítica realiza um diálogo interno onde o objeto de análise crítica é a própria consciência.
No processo de conscientização podemos destacar dois movimentos da consciência:
·         consciência de si – consciência focada nos próprios estados interiores do sujeito: é  a reflexão. Através da tomada de consciência de si constroem-se a interioridade, a subjetividade e a identidade.
·         Consciência do outro – consciência focada nos objetos exteriores. A atenção (um dos processos mentais) alcança a alteridade, isto é , a dimensão do outro, sem contudo, ser o outro, ou a objetividade.
A consciência direta só temos de nossa própria interioridade; os outros, conhecemos observando sua conduta e seus discursos, mas não alcançamos sua interioridade.
A consciência se desenvolve a partir da reflexão sobre si mesma  e da atenção sobre o mundo. É preciso conjugar ambas para não haver perda de identidade pessoal ou formação de identidade egocêntrica ou narcisista.

2 comentários:

  1. Olá Andrea. sou vestibulando e mesmo não sendo direcionado a mim, estou contente por encontrado um pouquinho do livro do Gilberto Cotrim. pois como eu disse eu sou vestibulando e prestarei na ufsj, e para fazer a prova de filosofia eu preciso comprar o livro, mas não podemos comprar por causa do preço(R$105,00). se vc puder disponibilizar qualquer material, q tenha relação com o livro para que eu posso ter pelo menos uma noção do livro. estou num desespero pq não sei como o gilber. aborda a filosofia no livro. eu estudo diariamente filosofia, a questão é essa mesmo, não saber como está no livro pq a ufsj vai cobrar em cima do livro e não em cima da filosofia com estamos acostumados a estudar.se não puder me ajudar, não preocupe, vou entender. desde já muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc ainda precisar do livro, eu te envio por correios (tenho mais de um exemplar) ou posso escanear algumas partes e enviar por e-mail. Meu e-mail é andreak@domain.com.br

      Excluir

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Professora de filosofia e sociologia, graduada e licenciada pela UFRJ; fiz especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea na UERJ e sigo estudando tudo o que me interessa e, infelizmente, trabalhando (trabalho-tortura)mais do que gostaria.